Carta Europeia de Turismo Sustentável das Montanhas Mágicas

A CETS das Montanhas Mágicas abrange o território dos concelhos de Arouca, Castelo de Paiva, Cinfães, Castro Daire, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra.

2 de julho de 2012

Agentes económicos apontam o caminho do turismo sustentável

Os agentes económicos que trabalham o setor turístico na área territorial das “Montanhas Mágicas” (Arouca, Vale de Cambra, Castelo de Paiva, Sever do Vouga, S. Pedro do Sul, Castro Daire e Cinfães) encontraram-se em Sever do Vouga para debater os aspetos positivos e aspeos negativos do território. Do encontro, na terça-feira, dia 26 de junho, saíram noções que agora vão ajudar a traçar objetivos comuns.
A 2ª reunião do Fórum Permanente Turismo Sustentável integra-se no projeto de implementação da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS), promovido pela ADRIMAG, no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva e do Projeto de Gestão da Parceria PROVERE “Montemuro, Arada e Gralheira”.
Depois de ouvir a caracterização do território, elaborado pela empresa Ponto Natura, os empresários, elementos de instituições, membros de coletividades e população em geral que se quis associar foram divididos em grupos de trabalho: restauração, alojamento, animação turística e cultural e institucional. Todos eles, e de acordo com as suas experiências, apontaram aspetos positivos e negativos do território, dos seus serviços e património.
Esta reflexão permitiu uma grande partilha de ideias e cruzamento de opiniões que terão relevo na elaboração da CETS, para que as estratégias definidas sejam partilhadas por todos.
O envolvimento de um variado painel de participantes no fórum enriquece a discussão e é demonstrativo da importância que os agentes económicos dão à CETS. As ações continuarão a decorrer e todos continuam a ser chamados a participar. O desenvolvimento dos trabalhos pode ser seguido em cetsmontanhasmagicas.blogspot.pt