Carta Europeia de Turismo Sustentável das Montanhas Mágicas

A CETS das Montanhas Mágicas abrange o território dos concelhos de Arouca, Castelo de Paiva, Cinfães, Castro Daire, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra.

30 de abril de 2012

1ª Reunião do Fórum Carta Europeia de Turismo Sustentável das Montanhas Mágicas

Realizou-se no passado dia 20 de Abril a 1ª reunião do Fórum da Carta Europeia de Turismo Sustentável das Montanhas Mágicas, que teve lugar em São Pedro do Sul e em Arouca.

Toda a população foi chamada a participar no fórum para a implementação da Carta Europeia do Turismo Sustentável. A candidatura está a ser feita pela ADRIMAG, no âmbito de gestão da parceria PROVERE, e abrange o território das serras de Montemuro, Arada e Gralheira. A candidatura vai ser entregue em dezembro deste ano à EUROPARC (Federação Europeia de Parques), e pretende ser uma mais valia para todos.

O território abrangido pela Carta contempla 4 zonas da Rede Natura 2000 e um Geopark, o de Arouca, tendo potencial para explorar um nicho de mercado específico e com algum poder de compra. Por isso, na primeira reunião do fórum, perante dirigentes associativos, empresários, artesãos e particulares, foi explicado de que forma podem ajudar na implementação da Carta e contribuir para o desenvolvimento local.

Na sequência das dúvidas colocadas, as instituições culturais concluíram que podem articular as suas atividades com as unidades hoteleiras e a restauração, tendo sempre oferta cultural aos visitantes. Também os artesãos e pequenos produtores, em conjunto com os museus e os agentes económicos turísticos, podem encontrar uma forma de escoar os seus produtos. Estas foram as primeiras sugestões, mas todas são bem vindas, e todos podem ainda participar.

Não basta o território ter potencialidades únicas, é preciso que todos saibam trabalhar em equipa na sua divulgação e promoção. Da unidade do território sairá a sua sustentabilidade.